quarta-feira, 11 de setembro de 2013




Em edição especial, coordenada pela editora de Finanças Pessoais Chrystiane Silva, VOCÊ S/A nos oferece estratégias simples para refazer nosso orçamento, poupar dinheiro para investir e realizar nossos sonhos!
 

Então, mãos a obra caros leitores e ...


  Fonte de Pesquisa::  Revista VOCÊ S/A 
  Editora Abril Cultural - Edição Especial nº 12
 





O caminho para ter uma vida financeira sob controle começa com um passo simples, mas que tem efeitos bastante poderosos: colocar todas as suas receitas (o que você ganha de dinheiro) e todos os seus gastos (até mesmo o trocado para o cafezinho e o pão de queijo) em uma planilha, que pode ser de papel ou numa versão eletrônica. 

Para não desanimar logo no início, pense que fazer todas as anotações funciona como montar um inventário preciso do que cabe (e do que estoura) no seu orçamento mensal. Foque nos resultados que quer atingir - finanças equilibradas, dívidas quitadas, sonhos realizados. É verdade que a execução e manutenção de seu orçamento não são tarefas fáceis porque requerem disciplina, mas seja persistente, eleja prioridades e faça escolhas.

VOCÊ S/A minimiza essa tarefa e dispõe um modelo de tabela para lançamento de todos os gastos.











O orçamento permite uma previsão do que poderá acontecer no futuro. É importante elaborá-lo mês a mês dentro de um fluxo anual. Ao observar que haverá uma época com maior acúmulo de gastos, você pode deslocar esforços para não deixar a conta cair no vermelho. Ao mesmo tempo, poderá amortizar endividamentos em momentos de maior entrada de receitas. Esse olhar dinâmico para o longo prazo também permite dimensionar pequenos estragos em seu orçamento.






Depois de equilibrar suas despesas e seus ganhos, pagar suas dívidas e fazer sobrar dinheiro para poupar, é hora de começar a pensar em construir um futuro financeiro. Estabeleça metas, prazos e fixe quatro ou cinco objetivos de vida - aposentadoria, casa própria, educação dos filhos como por exemplo.

Dar forma aos sonhos e colocá-los no planejamento orçamentário, com valores distribuídos ao longo do tempo, viabiliza sua realização. Pouco importa a bagunça financeira em que você se encontra, sempre há tempo de colocar sua vida em ordem. O orçamento e seu planejamento não servem apenas para realizar cortes de gastos, mas para adequá-los às suas necessidades e viabilizar seus sonhos.