quarta-feira, 8 de junho de 2011


Espaço mais produtivo e um dos mais frequentados da casa, a cozinha precisa ser organizada de forma a ser fácil de usar, com utensílios sempre prontos e limpos. Mesmo que a área seja pequena e sempre parece ser um pouco menor que o necessário, é possível aproveitar o espaço de maneira mais eficiente, a começar pelo posicionamento dos itens. Talheres, facas e tábuas de carne usadas para o manuseio de alimentos ficam próximos à pia. Os copos, enfileirados por ordem de altura, devem estar próximos à geladeira e panelas e formas ficam perto do fogão e do forno.

Fonte de Pesquisa :: Guia Casa e Jardim de Organização


 




Pendure utensílios de uso frequente num varão. Assim, não precisa ficar abrindo gavetas para mexer o arroz enquanto ele está quase queimando. Pendure também os temperos, para não se esquecer de dar aquela pitadinha de pimenta que dá graça à comida. 














As panelas também podem ficar penduradas num varão na cozinha. Aqui, o recurso foi usado pela arquiteta Fernanda Marques pela falta de espaço. Mas só panelas bonitas devem ficar expostas.



  

 





Mais um uso para a bancada de apoio é abrigar uma pequena adega. Ela pode ser embutida, como esta ou formada por um display solto. O melhor é não deixar muitos vinhos fora de um espaço climatizado por muito tempo. Cristina Papazian orienta para que as garrafas fiquem perto do chão, onde a temperatura é mais fria. Isso serve para os brancos também, que, antes de serem saboreados, devem ir para a geladeira. "Outra sugestão é colocar essas peças dentro do gabinete da cozinha, onde a temperatura se mantém por volta de 12°C".













Repartições para separar talheres e utensílios são essenciais para facilitar o trabalho na cozinha. Neste organizador de madeira maciça cada utensílio tem seu lugar. Porta-talheres plásticos com divisórias são uma opção mais barata. O importante é separar as peças por categoria: garfos, facas, colheres de sopa, de sobremesa e de chá.









Prefira gavetões a prateleiras para armazenar panelas. Isso facilita a visualização das peças, que ficam mais bem acomodadas se empilhadas por modelos: frigideiras, caçarolas, panelas com tampa e sem tampa. A pilha deve começar pelos modelos maiores, com as tampas invertidas para receberem os menores.






 






Quem não tem gavetão também tem direito a ter panelas organizadas. A sugestão da arquiteta Fernanda Marques é guardar as tampas separadamente, em um suporte organizador, dentro do armário. Existem suportes de vários tamanhos. O ideal é que as tampas sejam armazenadas em pé, uma ao lado da outra, até que o espaço seja preenchido. Já as panelas podem ficar empilhadas, sem tampa, sobre as frigideiras.







Dá também para deixar as louças e as panelas fora de gavetas ou de armários. No projeto do arquiteto Gustavo Calazans, a estrutura da bancada é de cimento queimado. Embaixo, os utensílios ficam em prateleiras de imbuia. Só dá para ser assim, tudo aberto, porque esta cozinha não é usada de maneira intensa e nem para o preparo de frituras.













 O melhor armário para os copos é o que fica mais perto do filtro ou geladeira. Deixe-os com a boca para baixo em fileiras que começam e terminam com o mesmo tipo de copo. Os mais usados ficam nas prateleiras de baixo. Outra sugestão é deixar os de uso frequente perto da abertura da prateleira e o restante junto à dobradiça, para economizar tempo.








Com a geladeira em ordem a comida fica até melhor. Coloque o que pertence ao café da manhã na primeira prateleira, a do alto: sucos, queijos, manteiga e geléia. " Na de baixo, é muito bom dispor tudo o que é de beliscar, de preferência dentro de uma boleira, que ajuda o alimento a continuar fresco", orienta Cristina Papazian. Pêssegos e frutas em calda devem ser retirados da lata e colocados em potes de vidro com tampa firme. Em razão do abre e fecha constante da geladeira, a porta nunca é local indicado para deixar os ovos. Eles ficam em porta-ovos, na prateleira inferior à dos doces e beliscos, junto às sobras de refeições, guardadas em potes plásticos. Na última prateleira ficam as garrafas de refrigerante, que também não devem ser colocadas na porta, por serem pesadas. Legumes e verduras na gavetas, enquanto frutas pequenas podem ser colocadas em uma outra boleira, perto das guloseimas. A porta é lugar de jarra de água, pote de requeijão e conservas.

15 comentários:

  1. Oi Andréa,
    Adorei as dicas, eu sou uma verdadeira caça-dica de arrumação, juro!!Tô sempre fuçando sites e blogs, assim, a cada dia eu aprendo uma coisa nova e vai direto ser aplicado na minha vida e na casa dos clientes!!beijos e adorei!!

    ResponderExcluir
  2. OI BOM DIA,
    LINDIM TEU BLOG . FAÇO PARTE DO BOGUEIRAS UNIDAS E VIM TE PRESTIGIAR E TE OFERECER UM LINDO SELINHO
    MU BLOG :http://comadrecarolzita.blogspot.com/
    LINK PARA O SELINHO:
    http://3.bp.blogspot.com/-hkilgWVe61o/TfKuALmSzQI/AAAAAAAAAjA/2opjVQGT1LQ/s1600/C%25C3%25B3pia_de_seguran%25C3%25A7a_de_medalha%2Bblog.jpg

    xerim

    ResponderExcluir
  3. Andréa!
    Adorei as idéias!!
    difícil é por em prática... mas facilitaria muito a nossa vida!
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá,,,só passando para agradeçer a visita e desejar uma ótima semana.
    Menina este trabalho seu é de extrema importância,,,ameiiiiiiii,,conhecer teu espaço e já seguindo.
    Visite e sinta-se a vontade para seguir
    http://gislanepimentel.blogspot.com/
    http://gdecoredesign.blogspot.com/
    Abrçs

    ResponderExcluir
  5. Ola faço parte das blogueiras unidas,adorei os ambientes e as dicas!!bjos e aparece...
    http://decorehouse.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga vim retribuir a visita e conhecer o seu blog que por sinal é muito lindo com dicas bem interessantes.Agradeço tambem por ter trazido o meu selinho, vou levar o seu para por no meu blog, ok?. Bjs

    Adriana
    www.arteevenda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Andrea,
    Obrigada por compatilhar o link para o Blog Mig&Meg! =)
    Passamos aqui pra fazer uma visita! Seu blog é muito lindo!
    Um bjão de toda a turma!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Obrigada pela dica, na verdade muitas vezes nem prestamos a devida atenção em como colocamos os alimentos na geladeira.Vim te conhecer através do blogueiras e já estou te seguindo. Bjks cor de rosa e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  9. Adorei esse blog, e as dicas...rs
    Oie, também faço parte do blogueiras unidas e estou passando para conhecer o seu blog, já me tornei sua seguidora e será um prazer recebê-la para uma visita...rs
    Bjkas!

    ResponderExcluir
  10. Oie!!
    Amei seu blog e já estou te seguindo.
    Sou blogueira unida também e vim conhecer seu cantinho
    Bjs
    www.pequenosmimosdapri.blogspot.com
    www.mimosglicerinados.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Faço parte das Blogueiras Unidas! Vem conhecer meu cantinho??? Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi anjo!
    Q lindo esta o seu blog!
    Muito sucesso para vc!
    www.bellartatelier.blogspot.com
    (Blogueiras Unidas)
    Estou seguindo o seu blog.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Ownnnnnn ! *--*
    Amei minha bonequinha aquii . =)
    Obrigada amore !
    Amei esse post, já vou ficar ligada para quando eu casar, rs'
    Estou te add ao meu blog roll !
    Também nunca fiz curso de maquiagem e seja sempre bem-vinda para me acompanhar sempre que quiserr . ^-^

    Beijos lindaa .
    http://makesdasrtanath.blogspot.com
    @srtanath22

    ResponderExcluir
  14. OLÁ ANDREA, SOU BLOGUEIRA UNIDA E VIM CONHECER SEU CANTINHO, JÁ ME ENCANTEI, ACHEI INSPIRADOR SEU BLOG. TE CONVIDO A CONHECER MEU CANTINHO TAMBÉM. BEIJOCAS E ÓTIMO FIM DE SEMANA...

    ResponderExcluir