sábado, 22 de junho de 2013




Consumidores aficionados por livros e revistas sabem muito bem o quanto é difícil manter todo seu acervo organizado. Para ajudar nessa tarefa, selecionei algumas dicas que vão deixar sua biblioteca em ordem e com tudo sempre à mão, otimizando assim o tempo na busca por algum livro de sua coleção.

 

Fonte de Pesquisa :: Casa.com.br | Vida Organizada | BBel Um Estilo de Vida


Comece fazendo uma seleção dos livros e revistas que serão guardados e os que não têm mais utilidade. Esses poderão ser vendidos, doados ou até mesmo reciclados.


Limpe-os com uma flanela seca ou aspirador de pó. Certifica-se que o espaço aonde irá organizá-los está limpo e bem seco.

Escolha um local bem ventilado para organizá-los e distante de paredes úmidas. Opte por estantes fechadas, elas diminuem a frequência de manutenção. Estantes abertas facilitam a circulação do ar, evitando bolor e mofo nos livros, além de facilitar o acesso à leitura.

 
Agrupe-os por gênero (romance, drama, suspense, aventura), em seguida coloque em ordem alfabética por título da obra ou por nome do autor. 


Uma outra forma simples e também bem interessante, é organizá-los por tema (culinária, viagens, arte, fotografia). Se você possui muitos livros que se encaixam nesse perfil, arrume-os em ordem alfabética (por título ou por autor) e coloque-os em uma prateleira a parte.


Livros infantis devem ser organizados nas prateleiras mais baixas, facilitando o acesso das crianças e incentivando-as a ler. Neste caso, basta guardá-los do maior para o menor.



Caso opte em deixá-los mais organizados, use etiquetas ou faça uma listagem contendo todos os títulos de sua coleção, assim facilitará a busca e controle de todo seu acervo.


Use um marcador de lugar para os momentos em que um livro precise ser retirado da ordem. Quando retorná-lo para a prateleira, fica mais fácil saber onde ele deve ser encaixado.


Para decorar e ao mesmo tempo organizar, separe alguns livros bem interessantes e disponha-os em cima de uma mesa de centro ou em aparadores. 


Empilhe as revistas por título, em ordem de lançamento - assim, a mais nova estará sempre por cima. 

Revistas de assinatura mensal não devem formar pilhas de mais de três anos (36 exemplares). A consulta fica muito complicada.

Edições avulsas podem ser agrupadas. Organize por tamanho e pelos temas que são abordados. 


4 comentários:

  1. Td lindo lindo por aqui! Parabéns pelo blog!
    Seguindo! :)
    http://coisadeamanda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda,
      Seu blog é muito fofooooooooooo gente... amei!!!!
      Seguindo claro e voltarei sempre no seu cantinho =)
      Beijocas

      Excluir
  2. A pedido da Administração da Parceria Blogueiras Unidas, estamos visitando os links que constam na lista e levando todos que estão postando o banner BU, a carteirinha e o selo das turmas que pertencem, para a reedição da lista, caso não esteja assim em seu blog, pedimos providenciar e preencher o formulário no http://parceriaentreblogsdeartesanato.blogspot.com.br
    contamos com você em nossa parceria te aguardamos, pois teremos muitas surpresas, mais detalhes em nossa postagem no link acima.
    Obrigada pela atenção, fique com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir